segunda-feira, 19 de julho de 2010

Gondemaro

Gondemaro, ou Gondemare, ou Gondomar . (C.1090 ? - ?) Templário que se supõe têr sido Português. Um dos nove fundadores da Ordem dos Templários em 1118.

Em 1127, Hugo de Payns e mais cinco "irmãos" viajaram até Europa, com uma primeira paragem em Roma, para um encontro com o papa Honório II. traziam consigo o projecto da Regra e um pedido do patriarca de Jerusalém para que ela fosse aprovada. Dois outros cavaleiros, André de Montbard e Gondemaro, eram portadores de uma carta de Balduíno II (Balduíno de le Bourg, conde de Edessa, primo de Balduíno I), para bernardo, abade de Claraval, solicitando sua intercessão junto do papa e dos príncipes católicos a favor do reconhecimento e consolidaçnao da Ordem.

André Paraschi[1] escreveu a esse respeito: “Dos fundadores da Ordem na Palestina, dois podiam ser filhos de famílias do Condado (Portucalense). São eles Fr. Gondomare ou Gondemar (Gondomar) e Fr. Arnoldo, ou Arnaldo, que (…) poderá ser identificado com o Procurador do Templo em Portugal, Petrus (Pedro) Arnaldo da Rocha”.
Esta teoria é reforçada pelo facto de deixar de haver notícias deste cavaleiro na Palestina e de, em 1 de Abril de 1185, ser lavrada uma escritura de venda de um casal situado em Braga, sendo vendedora D. Sancha Viegas e comprador Petrus Arnaldo, “frei do Templo”.

Fonte
Eduardo Sucena / A epopeia templária e Portugal. Documenta histórica, Vega. Lisboa, 2008

http://www.lusitaniaetemplum.pt/templarios_PT.asp#2

http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


FUNDADORES